Você sabe o que é Consumo Consciente?

Você sabia que a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra? Se os padrões de consumo e produção se mantiverem na proporção atual, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Bizarro, né? Então, o primeiro passo para entender o que é esse tal de consumo consciente é perceber que o consumo de toda e qualquer coisa, seja um produto que você comprou ou um serviço que contratou, traz consigo consequências positivas (para o consumidor final) e negativas (para a natureza). Ou seja, o ato de consumir afeta não apenas quem faz a compra, mas também o meio ambiente, a economia, a sociedade  e o mundo como um todo!

Por isso, é tão importante colocar a mão na consciência e parar para pensar sobre os nossos hábitos de consumo, estar atento à real necessidade do que adquirimos e consumimos, e aos possíveis impactos que compras desnecessárias podem causar.    

Produzir menos lixo, conhecer a origem e os processos de fabricação dos produtos que compramos e saber os impactos que eles causam ao longo de toda sua vida útil (desde a fabricação até a decomposição) são algumas das atitudes que nos tornam parte do movimento de consumo consciente! Como o consumidor é a ponta final do ciclo de produção de um produto, essas são algumas das atitudes que podem ser colocadas em prática para minimizar o impacto sobre a natureza do nosso consumo.

Por fim, podemos falar que o consumo consciente, nada mais é do que consumir melhor. É um consumo diferente, que rema contra essa maré comportamental do consumidor moderno, que busca apenas a satisfação rápida, sem considerar as consequências ambientais de seus atos. Que daqui para frente, possamos nos tornar consumidores melhores, e ajudar a natureza diminuindo todo o impacto negativo que vem sofrendo!

Você deve estar logado para publicar um comentário.