Stadia: o streaming de jogos do Google

Essa semana o Google anunciou o Stadia, um streaming de jogos onde é possível rodar vários games a partir do Google Chrome, sem que o jogador precise instalar nada na máquina.

O streaming funciona de forma bem parecida com o Netflix, onde o usuário seleciona e começa a jogar  quase que automaticamente sem necessidade de download. O Google mostrou ser possível iniciar jogos a partir da Play Store, pelo Android, ou pelo Youtube. Os datacenters usados contam com potência superior ao Xbox One X, o console mais poderoso atualmente. De acordo com o Google, a plataforma atinge 10,7 teraflops, enquanto o Xbox One X atinge 6 teraflops.

A ideia é oferecer os games mais avançados em qualquer lugar e mais potência para os desenvolvedores explorarem. No lançamento, o Stadia será capaz de rodar jogos 4K e 60 fps, com a promessa de atingir a resolução 8K e 120 fps no futuro. 

Mas como podemos usar o Stadia?
Simples, é só ter conexão com a internet. Porém o streaming de jogos precisa de uma conexão confiável e exige muito mais da rede.

O design do Stadia Controller é bastante parecido com os convencionais, mas dois botões na parte central diferenciam ele dos demais. Um é para compartilhar o conteúdo no Youtube e um para o Google Assistente. Ainda possui um microfone que pode ser usado por comando de voz para, por exemplo, auxiliar durante o jogo. Caso você não queira comprar um novo controle, fique tranqüilo: o streaming é compatível com os controles do Playstation4 e Xbox One.

Uma das possibilidades de funcionamento da integração com o Youtube, além de publicar vídeos, será a de iniciar um jogo a partir de um vídeo. Um usuário que assistir um trailer de “Assassin’s Creed”, por exemplo, vai encontrar um botão para começar a jogar e o game iniciará em segundos.
A ideia do Google é iniciar o Stadia ainda esse ano, a princípio nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e parte da Europa. Vamos aguardar mais detalhes durante os próximos meses e torcer para chegar logo ao Brasil. 

#greenk #stadia #google #streaming #netflix #games #xbox #playstation #geek #videogame #jogos #online

Você deve estar logado para publicar um comentário.