Sacola Plástica Solúvel em Água

A sustentabilidade ganha destaque como um dos principais temas abordados ao redor do mundo. Iniciativas e projetos nascem, focando nesse tema, a favor do planeta. Hoje vamos falar sobre um desses projetos, que está fazendo toda a diferença e abrindo portas para novas possibilidades de criações de utensílios que antes demorariam muito mais para se decompor na natureza.

Dois engenheiros chilenos, Roberto Astete e Cristian Olivares, criaram uma sacola semelhante a de plástico, porém fabricada com material biodegradável.

Nesse caso, houve uma mudança sutil na fórmula do plástico, substituindo o petróleo por pedra calcária. O que significa que agora a nossa velha conhecida sacolinha de plástico se dissolve em água, não contamina o meio ambiente e nem demora vários anos para finalizar o seu processo de decomposição. Ótimo, né?

O melhor de tudo é que essa fórmula pode ser aplicada para outros materiais plásticos. E, por isso, os engenheiros já estão trabalhando na fabricação de talheres, pratos, copos e alguns tipos de embalagens.

O questionamento que passa pela cabeça de muitas pessoas é: quando chove, o que acontece com as compras até chegar em casa? Os chilenos já programaram uma solução para esse aparente problema: dá para controlar a temperatura exata em que a sacola deve se dissolver após contato com a água.

Você deve estar logado para publicar um comentário.