Conhecimento

Participe da Semana do Descarte Correto do E-lixo!

Dia 13 de outubro, Dia Internacional do Lixo Eletrônico

Greenkers, no dia 13, sábado, vamos celebrar o Dia Internacional do Lixo Eletrônico ((International E-Waste Day). Uma iniciativa criada pela WEEE Forum (Associação Europeia de Recuperação de Equipamentos Elétrico e Eletrônicos), organização sem fins lucrativos que reúne diversas associações em todo o mundo.

 

Então, que tal falarmos um pouco mais sobre esse assunto tão importante para todo o Planeta?

 

Como vocês já devem saber, e-lixo ou lixo eletrônico é todo o resíduo produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos, como aparelhos de som, Tv, smartphones, computadores, acessórios como teclados, fios, entre outros. Nós, do Movimento Greenk, temos como objetivo conscientizar e mobilizar a população para o descarte correto do lixo eletrônico das linhas verde e marrom. A linha verde é composta por smartphones e celulares, computadores, notebooks, impressoras, tablets e acessórios como teclados, mouses, fios, entre outros. Já a linha marrom engloba aparelhos de tv, monitores, aparelhos de som, DVD e VHS, por exemplo.

 

Portanto, se vocês tiverem alguns desses equipamentos velhos em casa, já sabem: podem descartá-los em um de nossos 15 pontos públicos de coleta que o Movimento Greenk, em parceria com o Principado de Mônaco e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, instalou na cidade de São Paulo. Para conferir os parques e prédios públicos de São Paulo que têm o nosso coletor, clique aqui:

https://www.greenk.com.br/saiba-onde-descartar-o-seu-e-lixo-em-sao-paulo/

 

 

E qual a importância do descarte correto do e-lixo?

 

Equipamentos eletrônicos contêm vários componentes químicos, altamente poluentes, como o mercúrio, cádmio, arsênio, zinco, chumbo, entre outros. Quando descartados de forma incorreta podem contaminar solos e lençóis freáticos, condenando o meio ambiente por muito tempo.

 

Por outro lado, quando descartamos corretamente nossos smartphones velhos, computadores quebrados, teclados e mouses, por exemplo, quase todo o nosso e-lixo pode ser reaproveitado.

 

Todo o lixo eletrônico descartado nos Pontos Públicos de Coleta do Movimento Greenk é recolhido e transportado por empresas certificadas e homologadas pela GREEN Eletron, entidade fundada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) para promover a Economia Circular dos eletrônicos no Brasil.

 

Depois disso, o e-lixo passa por uma triagem e tudo o que estiver ainda em condições de uso é encaminhado aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), do projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Nos CRCs, os equipamentos são remanufaturados e doados para escolas públicas promovendo a inclusão digital. Já os produtos e peças que estiverem fora de uso seguirão para empresa ambiental certificada, que irá desmontá-los para que os diferentes materiais sejam reinseridos na cadeia produtiva como matéria-prima.

 

Viram só, que incrível?

 Agora que todo mundo já sabe um um pouco mais sobre e-lixo, descarte correto e processo de reciclagem, que tal vir com a gente fazer parte do Movimento Greenk?

No próximo dia 13 de outubro, venha comemorar com a gente o Dia Internacional do Lixo Eletrônico. Convocamos todos os Greenkers a trazerem seus e-lixos para o descarte correto em um dos nossos pontos de públicos de coleta!

#MovimentoGreenk #GoGreenk #DescarteCorreto #LixoEletronico #DiaInternacionaldoLixoEletronico

Posts Relacionados
Vídeo mostra como Super Mario Bros. ficaria em realidade aumentada
Amazon lança dispositivo que vai te ajudar escolher o #LookDoDia
MOVIMENTO GREENK PARTICIPA DO PROGRAMA SÃO PAULO SUSTENTÁVEl

Comente

“Greenk informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de Greenk gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”