E-lixo: uma ameaça para o nosso presente e para o nosso futuro

Lixo eletrônico é todo equipamento eletrônico antigo ou quebrado, não mais utilizado, como computadores, tablets, celulares, mouses, teclados, cabos, entre outros.

E-lixo não se joga no lixo comum!

Esses equipamentos contêm uma série de componentes químicos e substâncias altamente poluentes. Se descartados de forma incorreta, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, causando sérios riscos ao meio ambiente e à nossa saúde.

Um desafio planetário

O lixo eletrônico cresce 3 vezes mais que o resíduo comum e é um desafio em todo mundo.

Você pode ajudar a mudar esse cenário já!

Apenas 3% do lixo eletrônico produzido no Brasil tem o encaminhamento correto. Isso significa que a quase totalidade do e-lixo produzido é descartado sem nenhum tratamento, representando riscos à saúde na natureza.

Por outro lado, quando descartado corretamente, quase 100% retornam para a indústria como peças ou matéria-prima para fabricação de novos produtos.

O nosso foco são as linhas verde e marrom

A indústria fabrica diferentes linhas de produtos, por isso, o lixo eletrônico foi divido em categorias distintas. Cada um tem sua cor. O Movimento Greenk tem a missão de mobilizar a sociedade para o descarte correto do e-lixo das categorias verde e marrom, justamente daqueles equipamentos que estão ligados à nossa paixão por tecnologia.

Economia circular: o pensamento Greenk na prática

A ideia de que tudo o que fabricamos pode retornar sem desperdícios para a produção industrial ganhou o nome de economia circular.

Movimento greenk e Sinctronics

O Movimento Greenk escolheu o Sinctronics como parceiro ambiental para garantir que todo o e-lixo arrecadado seja descartado respeitando a política nacional de resíduos sólidos. Referência em economia circular na cadeia de eletroeletrônicos, o Sinctronics oferece soluções para diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte do e-lixo.

Com tecnologia e infraestrutura para logística reversa, desmontagem e destruição de produtos do pós-consumo, consegue transformar o que seria tratado como lixo em matéria-prima para novos produtos, em diversos negócios. Dessa maneira, o Sinctronics apresenta um caminho para que indústria e sociedade encontrem uma solução para os problemas causados pelo tratamento inadequado desses resíduos, contribuindo para o desenvolvimento de negócios sustentáveis, seguindo princípios da economia circular.

Além de contar com uma estrutura de processos e ferramentas que garantam que a manufatura reversa opere dentro dos padrões internacionais, considera também requerimentos específicos de logística reversa e outras certificações como:

  • R2 - processos responsáveis de reciclagem
  • ABNT NBR ISO 14001 - sistema de gestão ambiental
  • OSHAS 18001 - sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional
  • EICC - Código de Conduta Electronics Industry Citizenship Coalition

Além de atender a 14 dos 15 objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e habilitar o 15º.

Veja o quanto já arrecadamos até agora

Este é o total de e-lixo arrecadado desde o lançamento do Movimento Greenk, em 2017, e a contribuição para o meio ambiente até a data de 15/07/2019.

Total de e-lixo arrecadado

100000

Deixado de ser emitido

30000
300000

Kg de CO₂-eq

KW/h

Essa redução na emissão de CO₂ e economia de energia significam

Retirar

15.165

Carros da cidade por um dia

Desligar

11.563

TVs por um mês todo

Cálculo de veículo econômico movido a gasolina percorrendo 20km em um dia. Fonte Lastrop-Esalq.
Cálculo de uma TV de 200w ligada por 30 dias, 10hs por dia. Fonte Cooperluz.

O descarte correto do lixo eletrônico é fundamental para a preservação do meio ambiente. Já são milhares de pessoas impactadas pelo Movimento Greenk.

Descarte corretamente, você também, o seu lixo eletrônico e vem com a gente!

TOP