Tecnologia

Volkswagen mostra carro sem volante e robô que recarrega veículo elétrico

A Volkswagen revelou duas novidades na véspera do Salão de Genebra, que começa nesta terça-feira (6) para a imprensa. A marca mostrou um carro-conceito sem volante e sem controles aparentes.

O I.D. Vizzion é autônomo, ou seja, dispensa o motorista, tem motor elétrico e deve deve ser lançado até 2022. Além dele, a montadora exibiu nesta segunda (5) um robô que recarrega veículos elétricos chamado CARla.

Basicamente, uma sala
O I.D. Vizzion é “parente” do I.D. Buzz, a “Kombi” do futuro. Todos são carros que foram pensados como elétricos – até então, o sistema era adaptado a modelos que foram concebidos com motor a combustão.

O conceito que está em Genebra é o primeiro autônomo da família de elétricos da Volkswagen que começará a chegar ao mercado daqui a 2 anos.

Além de ser o primeiro que dispensa o motorista, este I.D. deverá ser o mais luxuoso dos apresentados até agora, com 5,1 metros de comprimento. Sem os controles e o volante, ele parece mais uma sala do que um carro por dentro.

A General Motors também promete lançar um carro assim, o Cruise AV, divulgado em janeiro como “o primeiro carro de produção sem volante e sem pedais”. A montadora pretende colocá-lo nas ruas no ano que vem, primeiro como um serviço de transporte.

O modelo da Volkswagen terá um assistente virtual, que atende a comandos de voz e de gestos e aprende as preferências dos ocupantes -o que aponta para o uso da inteligência artificial, outra tendência nas montadoras.

Robô-carregador

O robô CarLa é fruto de uma parceria com a empresa de tecnologia Kuka. De acordo com a Volkswagen, ele foi pensado para ser usado tanto em espaços públicos como em residências.

As duas empresas pretendem aumentar a cooperação na pesquisa para produzir um piloto do CarLa.

Posts Relacionados
Call of Duty: WWII sai em novembro, segundo material promocional
Fotógrafo ensina como criar um jogo de Luz genial utilizando uma caixinha de Big Mac.
Projeto do Facebook permite controlar seu computador através da força do pensamento

Comente

“Greenk informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de Greenk gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”