Tecnologia

Califórnia autoriza testes de carros autônomos em vias públicas

A Califórnia autorizará carros totalmente autônomos a circularem, sem o auxílio de pilotos de segurança, pelas principais vias do estado pela primeira vez na história. O Departamento de Veículos Motorizados do estado anunciou na última segunda, dia 26, a novidade. A permissão vem acompanhada de um processo de licenciamento para as empresas que desejarem utilizar seus veículos autônomos sem nenhum piloto de segurança.

O diretor do Departamento de Veículos Motorizados, Jean Shiomoto, disse por meio de um pronunciamento que esse é um grande passo para a integração das tecnologias autônomas no estado da Califórnia. Shiomoto ainda afirmou que segurança é a prioridade do departamento, e que por isso começarão a trabalhar em parceria com os fabricantes dos veículos para que estes estejam preparados para por seus carros na rua.

A Califórnia é uma região propícia para testes de veículos autônomos, de modo que as seguranças feitas pelas regras do estado são sempre acompanhadas de perto por empresas como General Motors, Waymo e Uber, a fim de sempre desenvolverem tecnologias e modelos que possam se encaixar nas leis e chegar ao uso do público. Atualmente, há cerca de cinquenta empresas testando aproximadamente 300 veículos autônomos licenciados com o DMV, de acordo com as autoridades.

Há ainda cerca de mil pilotos de segurança licenciados para testar esses veículos, mas depois que as novas regras entrarem em vigor, as empresas terão permissão para utilizarem seus veículos sem auxílio desses pilotos.

A mudança é um marco para a ainda curta mas já notável trajetória dos veículos autônomos, que já vinham se tornando uma realidade entre as grandes montadoras. Além da General Motors, gigantes como a Ferrari e a Toyota já haviam anunciado seus modelos autônomos. A tendência é que veículos que não dependam de motoristas sejam uma realidade na América ainda nessa década. O adeus ao volante está cada vez mais próximo.

Fonte: B9

Posts Relacionados
Como a realidade virtual pode transformar a economia
Morre Stephen Hawking aos 76 anos; um gênio para sempre
Riz Ahmed e Dev Patel estão entre os cotados para viver Aladdin no live-action

Comente

“Greenk informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de Greenk gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”