Sustentabilidade

Apple obtém licença para testar carros autônomos nas ruas da Califórnia

A Apple recebeu licença para testar veículos autônomos na Califórnia, o que marca o início público de sua corrida com Uber, Alphabet e Tesla para definir o futuro do transporte sem motorista.

A licença foi revelada quando o nome da Apple surgiu entre as companhias aprovadas para testes de veículos no site da autoridade regulatória estadual da Califórnia para veículos motorizados, nesta sexta-feira (14).

O sigiloso projeto de pesquisa automotiva da Apple surgiu há mais de dois anos, ainda que não se saiba quando a empresa colocará em teste um de seus protótipos.

Em 2016, a Apple abandonou os esforços para construir um veículo elétrico sozinha, em curto prazo, e reorientou seus esforços de desenvolvimento para os sistemas autônomos que embasam a operação de carros autoguiados.

A revelação sobre a licença expõe uma vez mais as dificuldades que a Apple terá de enfrentar para manter o sigilo pelo qual é notória quanto ao desenvolvimento de seus produtos, ao ingressar em mercados muito mais regulamentados, como o de transporte e o de saúde.

As discussões iniciais com o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia foram reportadas em setembro de 2015, e por diversos meses veículos de mapeamento equipados com câmeras e sensores foram vistos circulando perto da sede da empresa, em Cupertino.

O setor de tecnologia para veículos autoguiados do Vale do Silício já começa a parecer superlotado, ainda que nenhum dos participantes tenha colocado um veículo em operação comercial nas estradas e ruas dos EUA. A Apple é a 30ª empresa a receber uma licença na Califórnia.

Fonte: Folha de SP

Posts Relacionados
Como seriam os Super Heróis praticando esportes:
Guia’ indica 21 lugares em São Paulo com wi-fi para trabalhar
Não sabe programar? Agora você pode aprender com Minecraft

Comente

“Greenk informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de Greenk gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”